A nossa escola é uma instituição pública de ensino secundário onde são ministrados cursos de ensino artístico especializado no âmbito das artes visuais e audiovisuais, orientados na dupla perspetiva de inserção no mercado de trabalho e do prosseguimento de estudos de nível superior.

Estão em funcionamento as seguintes especializações por curso:
– Curso de Comunicação Audiovisual – Cinema e vídeo, Fotografia, Multimédia e Som
– Curso de Design de Comunicação – Design Gráfico e Multimédia
– Curso de Design de Produto – Design de Equipamento
– Curso de Produção Artística – Cerâmica, Gravura/Serigrafia, Ourivesaria, Realização Plástica do Espetáculo e Têxteis

Os planos de estudo integram as seguintes disciplinas:
– Na componente de formação geral: Português, Inglês, Filosofia e Educação Física, comuns a todos os cursos.
– Na componente de formação científica: História da Cultura e das Artes, e Geometria Descritiva A ou Imagem e Som A, esta última no caso do Cursos de Comunicação Audiovisual
– Na componente de formação técnico-artística: Desenho A, comum a todos os cursos e Projeto e Tecnologias, específica a cada curso.
– Uma disciplina de opção entre as seguintes:Física e Química Aplicadas, Gestão das Artes, Matemática e Teoria do Design.

As disciplinas da formação geral bem como Desenho A, Geometria Descritiva A e História da Cultura das Artes seguem os programas nacionais, comuns aos cursos científico-humanísticos, como tal oferecem a preparação para os exames nacionais. A disciplina de Projeto e Tecnologias e as disciplinas de opção são específicas dos cursos artísticos especializados – artes visuais e audiovisuais.

Como se organiza o desenvolvimento curricular da escola?

Os nossos cursos iniciam com um 10º ano comum onde se desenvolve, na disciplina de Projeto e Tecnologias, a experimentação em várias áreas. Para além de favorecer uma adaptação à escola e a um novo ciclo de estudos, esta disciplina visa a iniciação à metodologia projetual, o desenvolvimento da criatividade e a sensibilização aos vários materiais e tecnologias abordados em diferentes espaços oficinais.

Na transição para o 11º ano os alunos manifestam as suas preferências em relação ao Curso/Especialização que pretendem prosseguir.
No 11º ano inicia-se uma formação mais especializada na disciplina de Projeto e Tecnologias. Iniciam também este ano as disciplinas de Geometria Descritiva A ou Imagem e Som A e a disciplina de opção.
No 12º ano, na disciplina de Projeto e Tecnologias, prossegue e consolida-se a especialização, desenvolve-se uma componente de formação em contexto de trabalho e conclui-se com a realização de uma prova de aptidão artística.

Todos os cursos de ensino artístico especializado, para além de certificarem a conclusão de estudos de nível secundário, conferem ainda um diploma de qualificação profissional de nível IV. Assim, esta formação permite o ingresso no mercado de trabalho, bem como a preparação para o prosseguimento de estudos no ensino superior.