“I want to make beautiful things, even if nobody cares, as opposed to ugly things. That’s my intent.”
Saul Bass (1929-1996)

O Design de Comunicação é uma atividade profissional em constante (r)evolução que se tem tornado cada vez mais importante na organização social. Com formas, texturas, cores e letras, os designers de comunicação criam os símbolos que identificam os mais variados tipos de atividades (individuais ou coletivas, comerciais, culturais ou políticas), organizam e ajudam a divulgar a gigantesca quantidade de informação produzida todos os dias (na Internet, nos livros, nos jornais, nas revistas) e contribuem para a promoção de milhares de produtos ou de ideias que alguém procura comunicar.
No Curso de Design de Comunicação da António Arroio temos vindo a propor uma aprendizagem desafiadora, criativa, de experimentação e de reflexão, que alia a aquisição de conhecimentos técnicos e tecnológicos (dos Meios Digitais, de Fotografia, de Serigrafia e de outras técnicas de impressão) à exploração plástica e artística (do desenho, da ilustração, da tipografia, da fotografia), sempre à procura de novas soluções de comunicação.
Os nossos alunos fazem cartazes, t-shirts, capas de CD, revistas, postais, jogos, embalagens, sites para a Internet, marcas para produtos, ilustrações, anúncios, livros… São alguns destes trabalhos que integram os conteúdos desenvolvidos nas duas especializações de Design de Comunicação: design gráfico e design multimédia.

No 10º ano comum os alunos iniciam o processo de aprendizagem em Design de Comunicação com a aquisição de conceitos básicos e a experimentação de tecnologias desta área. Se os alunos optarem pelo curso de Design Comunicação, no final do 10º ano escolhem uma das especializações – design gráfico ou design multimédia.
No 11º ano os alunos introduzem-se numa das especializações com a aquisição de um conjunto de saberes específicos e de uma formação abrangente nas vertentes de produção criativa e técnica do Design de Comunicação.
No 12º ano os alunos terminam o ciclo trienal de estudos com o desenvolvimento de competências técnico-artísticas na especialização frequentada. É ainda neste ano que desenvolvem a formação em contexto de trabalho (F.C.T.) e se preparam para a prova de aptidão artística (P.A.A.).
Para além da obtenção de um diploma de qualificação de grau IV, o curso permite-lhes ainda prosseguir estudos no ensino superior.

Saídas profissionais

Este curso tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito da conceção e maquetização de objetos gráficos bi e tridimensionais, através de meios eletrónicos e manuais, a que se associam também a conceção, o tratamento e a difusão da informação em suportes digitais. Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá trabalhar nas áreas do design gráfico, da multimédia e da publicidade e exercer, entre outras, as profissões de: assistente de produção multimédia, de realização de produtos publicitários ou de web design; técnico de desenho gráfico nos domínios da edição, da ilustração, da fotografia e do infografismo.

Referenciais de emprego

As profissões integradas nesta área podem ser exercidas por conta própria, em regime de trabalho independente ou teletrabalho, ou estar enquadradas em diferentes estruturas, designadamente empresas de publicidade, órgãos de comunicação social e setores das indústrias gráficas. Para além destas, o aluno poderá ainda exercer a sua atividade em diversos locais de trabalho consoante a especialização escolhida no 12.º ano: se for design gráfico, em gabinetes ou ateliês de design gráfico ou empresas gráficas; se for design multimédia, em empresas de soluções multimédia.

Plano de estudos

Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal
(x 90 minutos)
10º 11º 12º
Geral Português 2 2 2
Língua Estrangeira / Inglês 2 2
Filosofia 2 2
Educação Física a) 2 1 2
Subtotal 8 7 4
Científica História da Cultura e das Artes 2 2 2
Geometria Descritiva A 3 3
Subtotal 2 5 5
Técnico-artística Desenho A 3 3 3
Projeto e Tecnologias 4 4 8
Disciplina
bienal b)

Matemática; 

Física e Química Aplicadas;
Gestão das Artes;
Teoria do Design

2 2
Subtotal 7 9 13
Total 17 21 22

a) A carga horária semanal é reduzida a uma unidade lectiva no 11º ano, por não ser possível a escola assegurar as condições físicas e organizacionais para a lecionação da disciplina com a carga horária definida.

b) Frequência de uma disciplina bienal, a frequentar nos 11º e 12º anos, escolhida de entre o leque o opções e a definir de acordo com a natureza do curso e do projeto educativo da escola, podendo integrar, consoante a sua natureza, a componente de formação científica (Matemática) ou técnica-artística (as restantes).

Documentação

PROGRAMAS
Projeto e Tecnologias de Design de Comunicação (11º ano)
Projeto e Tecnologias de Design Gráfico (12º ano)
Projeto e Tecnologias de Multimédia (12º ano)

FCT e PAA
Plano da FCT de Design Gráfico 12º K
Plano da FCT de Design Gráfico 12º L
Plano da FCT de Design Gráfico 12º M
Plano da FCT de Design Multimédia 12º N
Regulamento da PAA (Design Gráfico)
Regulamento da PAA (Design Multimédia)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Critérios gerais da Escola
Critérios de avaliação de Projeto e Tecnologias

Regulamento dos espaços oficinais
Normas das salas/oficinas – 102, 103, 104L, 105, 200, 202, 203 e 204
Normas da sala 201

Docentes em exercício no departamento

Ana Bárbara Teixeira
António Gomes
Carla Lopes
Catarina Lee
Helga Vieira
Inês Silva
João Soares
José Jerónimo
Leonor Brilha
Nelson Candeias
Nuno Gonçalves
Nuno Ramos
Nuno Santos
Paulo Perre
Ricardo Saraiva
Rodrigo Gonçalves
Sofia Machado
Teresa Sousa

A direção do curso é assegurada pela professora Ana Bárbara Teixeira.